22/07/2009

Uma carta para a Honda: cadê a Nova Falcon?

No mês passado (23/6) encaminhei uma carta para a Honda do Brasil com indagações sobre uma possível substituta para a NX4 Falcon.

carta honda
Carta para Papai Noel!


Não se trata de um texto sensacionalista, como a princípio possa parecer, ou de eu querer "pagar pau" para a Honda, mas o fato de dizer que a XRE 300 veio substituir a NX4 Falcon é, no mínimo, "incoerente" com o mercado de duas rodas e para com a legião dos motociclistas fãs da moto (ou melhor, ex-moto), a exemplo da comunidade falcononline.

Em outras palavras, parar a fabricação de uma motocicleta com motorização de 400 cc e pretender que o motociclista compre ou troque por uma de 300 cc, "quebrando" a ascensão natural por uma moto de maior cavalaria, dá a entender que esse específico consumidor da marca não merecesse especial atenção pela fabricante.

Claro que o mercado não se resume apenas no nome Honda, mas é inegável a quantidade de motociclistas e proprietários da Falcon que pretenderiam migrar para um produto de maior cilindrada ou, talvez, apenas melhor adequado em relação ao rigor das novas normas ambientais e, assim, poder continuar fiel aos produtos e serviços da marca.

Não por outras razões é que redigi uma pequena carta, endereçada a Honda, com as seguintes perguntas que não foram respondidas até hoje (ou nunca serão):

"(...)
1. A Honda fabricará uma motocicleta de igual ou maior cilindrada para substituir a NX4 Falcon?

2. Há possibilidade de reformulação no desenho e adequação da motorização em relação a leis ambientais para futura continuação na fabricação da NX4 Falcon?

3. Em caso negativo para as questões levantadas acima, a Honda considera o lançamento da XRE 300 como substituta oficial da NX4 Falcon?

4. Como a Honda espera lidar com a opinião dos motociclistas que enxergavam a NX4 Falcon como ascensão natural de motorização numa motocicleta?

5. Sabe-se que a Honda é líder em vendas no Brasil, pelos dados estatísticos, em diversas categorias de motocicletas, quer pela qualidade ou não, quer pelo número de concessionárias ou não, mas o fato é que um grande número de motociclistas, pelas suas razões intrínsecas, preferem a marca Honda. Pergunta-se, há algum temor por parte da Honda em perder esse nicho de mercado (com a ausência da NX4 Falcon) para outras fabricantes de motos por não atender aos anseios dos consumidores com os perfis da questão anterior?
(...)"


Esse foi o teor principal da carta postada à Honda do Brasil que, possivelmente, "não recebeu", porque ficaram só as interrogações.

Falcon e XRE
Da Falcon para a XRE: regressão ou revolução?


E eu pergunto a vocês: será que se a concorrência tivesse produtos dentro do segmento 400 cc nós ficaríamos sem as respostas?

LEIA TAMBÉM

18 comentários

Guilherme

mas a xre nao é a substituta da falcon.. e sim da tornado... 250cc pra 300cc

nao entendi o q vc quis dizer =P

é claro q falta ainda a substituta... mas essa com certeza não é a xre300

Diler

Olá Guilherme, o seu comentário é muito pertinente, porque ajuda a complementar e esclarecer o texto acima. O próprio Engenheiro da Honda, Hayato Hikejiri, diz, em uma de suas entrevistas na apresentação da XRE 300, que a moto é destinado ou pode ser alvo de quem vem da Falcon ou da Tornado. Daí a minha indagação a Honda na questão de número 3. A idéia da carta seria ajudar algumas pessoas a decidir se valeria a pena trocar uma Falcon pela XRE ou aguardar algum lançamento oficial igual ou acima de 400 cc para substituir o lugar deixado pela Falcon.

Valeu pelo comentário.

Daniel

Tow na mesma, Diler: mandei um e-mail pra Sundown, perguntando uma série de coisas sobre a Hunter 100. Me responderam uma semana depois que era pra eu procurar um concessionário. Mas eu só procurei o e-mail por que o concessionário não sabia reponder à pergunta. Pode uma coisa dessas? Perguntava coisas como nível de ruído, em cada uma das marchas, sobre estoque e rsposição de peças, pós-venda e... nada. E pra piorar, não acho nenhum teste completo dessa moto. Só impressões ao dirigir e quase tudo tendencioso pra montadora. De lascar. Se antes da compra está sim, imagine depois de comprar?

Daniel

Tow na mesma, Diler: mandei um e-mail pra Sundown, perguntando uma série de coisas sobre a Hunter 100. Me responderam uma semana depois que era pra eu procurar um concessionário. Mas eu só procurei o e-mail por que o concessionário não sabia reponder à pergunta. Pode uma coisa dessas? Perguntava coisas como nível de ruído, em cada uma das marchas, sobre estoque e rsposição de peças, pós-venda e... nada. E pra piorar, não acho nenhum teste completo dessa moto. Só impressões ao dirigir e quase tudo tendencioso pra montadora. De lascar. Se antes da compra está sim, imagine depois de comprar?

Diler

É Daniel, a carta que postei é até justificável que não respondam, por questão de mercado ou marketing. Ao menos poderiam ter retornado com alguma satisfação, mas não.

Agora, no seu caso parece até descaso com um potencial consumidor dos produtos Sundown. Vou tentar encaminhar a sua reclamação para o SAC da Sundown. Se você tiver o teor do e-mail, por favor, encaminhe no meu endereço: contato[arroba]imotocas.com

Até mais.

Anônimo

Cade vc nova falcon?
Eu nao acredito que a honda vai querer substituir a falcon
com a xre, isso nao vai dar certo
presisamos de uma moto com motor 500cc com um valor entre 15 a 20
mim reais.

porqeu nao uma nova transalp com o motor 500cc ou ate 600cc?

Ângelo

Tenho uma falcon 2008 adquirida em setembro da quele ano, e sinto-me orfão desse fabricante, jamais trocarei minha falcon pela XRE 300, com todo respeito a quem tem essa moto, acho ela horrível e ridicula para ser a substituta da falcon e não merece nem comentário. Estou pesquisando a BMW G650 e o preço tá um pouco salgado R$29800,00 mas estou inclinado a gastar um pouco para ter essa moto. Meu desejo real e ter a substituta da falcon na mesma linha mas com algumas melhorias que todos já sabem. Será que a Honda responderá suas perguntas que por sinal são as nossas? Como você disse pouco provável mas, fica a insatisfação pelo descaso com o consumidor dessa belissima mas ultrapassada máquina.

Anônimo

na minha opinião a Honda Deixou de Fabricar a falcon Pelo fato dela ser uma moto sem Manutenção uma moto de muita qualidade coisa que a Honda nao tem mais na minha opnião Eu ouvi falar na fmx 650 disem que sera a substituta !

vamos aguardar se nos ficarmos com esse rombo entre os modelos o negocio e economizar e pular para hornet um abraço para todos !

Anônimo

Quem tem falcon sabe que ainda não colocaram outra em seu lugar para substituíla (EM TODOS OS SENTIDOS). A Falcon é como uma mulher boa e bonita! ;D

Andre

tenho uma falcon e as perguntas do colega são as minhas tb. Jamais vou trocar minha falcon por uma xre. Com esse buraco absurdo no mercado no segmento de 400 a 500 cc serei obrigado a comprar uma XT e possivelmente n voltarei mais para a linha honda.

klaustiger

infelizmente a dona honda não da o minimo para nos, um verdadeiro descaso com o consumidor, tinha uma falcon 2006 que nunca me deu dor de cabeça tava pensando em comprar uma 2008, mas desisti não pela moto mas sim por causa desse balde de agua fria da dona honda....agora sou obrigado a partir para lander mesmo,

padaria do valnei

con serteza a honda vai lançar a subistituta da falcon em 2011 honda e honda nao tem comparaçao

Francisco

Pessoal já tive uma Falcon 2005, fiquei alguns anos sem moto e agora acabei comprando uma XRE 300, sinceramente não estou sentindo grandes diferenças, o torque é um pouco menor e o final praticamente é a mesma coisa. Diferença mesmo estou sentindo com a injeção eletronica, freios abs, painel digital e o consumo da XRE que é muito melhor. Acho que ninguém irá concordar, mas, sou mais a modernidade da XRE.
Abs, Paulo

Anônimo

Quando lançaram a Falcon, a conversa foi parecida em relação a Sahara...

Anônimo

Bom dei uma lida em todos os comentários, sim a algumas curiosidades em relação a xre300 substituir a falcon. Acho o termo ''SUBSTITUIR'' meio que fora de censo, pois como foi dito de 400cc para 300cc. ''Evolução ou REGRESSÃO''. Agora em questão de tecnologia, é mais fora de censo ainda, moto 2001 a 2008, para uma 2011. Tenho uma Falcon 2008, sempre foi apaixonado com ela, pelo menos eu nunca trocaria.
Agora gosto é gosto né...
Obrigado pela atenção.

Anônimo

fiz um comentário no dia 29/05/11 as 16:16
caso queiram me add
netinho1030@hotmail.com

Marcos

Em fim apareceu a renascida Falcon 2013, porém deixando todas as expecEm fim apareceu a renascida Falcon 2013, porém deixando todas as expectativas dos amantes do modelo frustrados. A moto não tem seis marchas, uma queixa generalizada, menos cavalos e menos torque que as carburadas. Por que a Honda não ouve seus consumidores e lança um produto que realmente atenda as expectativas de quem quer adquirir o produto.tativas do amantes do modelo frustados. A moto não tem seis marchas, uma queixa generalizada, menos cavalos e menos torque que as carburadas.

Marcos

Em fim apareceu a renascida Falcon 2013, porém deixando todas as expectativas dos amantes do modelo frustrados. A moto não tem seis marchas, uma queixa generalizada, menos cavalos e menos torque que as carburadas. Por que a Honda não ouve seus consumidores e lança um produto que realmente atenda as expectativas de quem quer adquirir o produto.

Postar um comentário

>> O espaço está aberto para o seu comentário, mas não serão tolerados os de cunho preconceituoso, criminoso ou palavrões;
>> Evite o anonimato, afinal, todo mundo tem um nome. Deixe seu nome comentando com a opção "Nome/URL" (o espaço URL não é obrigatório).